
Um vídeo gravado por uma passageira de um voo particular mostra um caça F-5 Tiger II, da Força Aérea Brasileira (FAB), voando muito próximo à aeronave na tarde da última terça-feira (23).
O avião havia decolado do Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Anápolis, em Goiás.
As imagens foram registradas pela médica Stephanie Rizk, que estava a bordo da aeronave. Segundo ela, o momento começou após um aviso feito pelo comandante.
“Eu estava tranquila, lendo, quando o comandante virou para trás e disse: ‘Olhem pela janela que vocês não vão passar por uma situação parecida nunca mais’. Quando olhei, o caça estava ao lado. Ele ora se aproximava, ora se afastava, e isso durou de cinco a seis minutos”, relatou em entrevista à CNN Brasil.
De acordo com Stephanie, o caça alternava movimentos de aproximação e afastamento, permanecendo próximo ao avião por cerca de cinco a seis minutos. Inicialmente, a tripulação chegou a considerar que se tratava de um treinamento, mas o comportamento da aeronave militar indicou uma possível interceptação real.
Ainda segundo o relato, o piloto do F-5 chegou a voar abaixo do avião particular antes de surgir ao lado, procedimento padrão utilizado para identificação visual.
“O comandante sentia que tinha algo embaixo, mas não sabia o quê. A torre também não passava a informação de que era um avião da FAB. Depois tivemos certeza de que realmente era uma interceptação real. O caça fez um ‘360’ e foi para a lateral, onde estabeleceram contato pela mesma frequência de rádio”, explicou.
A proximidade do caça causou apreensão entre os passageiros. Em um dos trechos do vídeo, é possível ver a aeronave militar extremamente próxima à janela.
“Foi muita coincidência, na hora que resolvi filmar foi quando ele mais se aproximou. Dava para ver a cabeça do piloto. Na hora eu não sabia o que era, cheguei a pensar: ‘acho que esse homem vai bater na gente, vamos morrer’”, contou a médica.
“Na hora que resolvi filmar foi quando ele mais se aproximou. Dava para ver a cabeça do piloto. Cheguei a pensar que ele ia bater na gente”, contou a médica.
Após a identificação e o cumprimento dos protocolos de segurança, o caça realizou uma manobra de mergulho e deixou o local.
“A FAB fez com maestria todo o movimento. Foi bem bacana ter vivido isso”, concluiu Stephanie.
A CNN Brasil informou que entrou em contato com a Força Aérea Brasileira para esclarecer o motivo da interceptação, mas até a última atualização da reportagem não obteve retorno.
Confira o vídeo:
O post Caça da FAB voa lado a lado com avião e assusta passageiros: ‘Achei que ia bater’ apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

