Com a conclusão do mandato de deputado federal prestes a ocorrer, o senador eleito Efraim Filho (União) também concluirá, ao fim da atual legislatura, seu período como coordenador da bancada da Paraíba em Brasília. Ele foi escolhido para a função em 2019, tendo ficado quatro anos à frente do grupo.
Ao blog Agenda Política, nesta quarta-feira (16), o deputado disse que o legado deste período, na avaliação dele, foi a coesão e a unidade da bancada federal, apesar de eventuais divergências políticas. “Tivemos a bandeira da Paraíba como foco das discussões e dos resultados. Isso nós conseguimos”, observou.
O parlamentar citou que, há alguns anos, forças políticas antagônicas do estado sequer reuniam-se para a definição das emendas de bancada destinadas ao estado, fato que deixou de ocorrer desde 2019. Nesta segunda-feira (15), os parlamentares definiram os valores das emendas do grupo para o Orçamento Geral da União de 2023.
“Vimos agora o Governo do Estado, as prefeituras, as entidades e a bancada sentados à mesma mesa, na mesma fotografia, falando a mesma língua, deixando a política em segundo plano e tendo a bandeira da Paraíba em primeiro plano”, reafirmou o deputado federal.
Ainda segundo Efraim Filho, apesar de eventuais divergências quanto aos valores das emendas, a “mensagem maior” é a da unidade. “A mensagem política, além da mensagem técnica, é a da unidade e da coesão, que age conjuntamente para a definição de recursos para o estado”, explicou.
Em 2023, com o início da nova legislatura, deputados federais e senadores do estado deverão se reunir para definir o novo coordenador da bancada federal. Ainda não há candidatos com os nomes postos para a função.
Agenda Política