O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), cancelou sua participação no Ato que acontecerá nesta segunda-feira (8) em Brasília para relembrar os atos antidemocráticos que aconteceram na Capital Federal há um ano. O ato contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os líderes do poder legislativo, membros do executivo estadual e diversas outras lideranças políticas.
Conforme explicado pela assessoria de Lira, o parlamentar permanece em Alagoas em razão de problemas de saúde na família. Se esperava que Lira compusesse a “mesa de honra” e discursasse no evento no Congresso Nacional.
O deputado se pronunciou sobre a importância desta data através das redes sociais. “Há um ano as sedes dos 3 Poderes da República foram atacadas e depredadas num ato de violência que merece ser permanentemente repudiado. A liberdade de manifestação e o direito fundamental de protestar jamais podem se converter em violência e destruição”, escreveu o deputado federal alagoano.
De acordo com o parlamentar, episódios como este demonstram também a importância da Câmara dos Deputados como espaço para o diálogo plural dos representantes democraticamente eleitos do povo brasileiro. Lira aponta que o diálogo foi a marca do último ano no Congresso Nacional e que isso demonstra como a democracia exercida plenamente pelos três poderes é o que pode guiar o Brasil para o desenvolvimento.
Há um ano as sedes dos 3 Poderes da República foram atacadas e depredadas num ato de violência que merece ser permanentemente repudiado.
Todos os responsáveis devem ser punidos com o rigor da lei, dentro do devido processo legal.
1/5
— Arthur Lira (@ArthurLira_) January 8, 2024