A disputa pela indicação do futuro superintendente do Ibama na Paraíba está acirrada. Nesta quinta-feira (20), os servidores do órgão, na Paraíba, com apoio de entidades como a Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Asibama-PB) e Sindicato dos Trabalhadores em Serviço Público Federal no Estado da Paraíba (Sintsefr-PB) vão promover um ato pela nomeação de servidores da Carreira para o cargo.
“É uma mobilização regional da Superintendência do Ibama no estado da Paraíba, mas que encontra situação semelhante em outras Superintendências, como Paraná e Pernambuco, por exemplo, que também se mobilizaram contra a nomeação de terceiros, não integrantes do quadro do Ibama, para o cargo de Superintendente”, diz o movimento em nota.
A disputa ocorre porque a atual superintendente, Gisele de Sousa Lima Pantaleao, nomeada no início de março, só deve ficar no cargo até a nomeação do titular. Em nota, os servidores dizem que querem evitar a nomeação “de individuo não pertencente ao quadro da Instituição, situação que segundo eles já está ocorrendo, e já ocorreu em governos passados, em outros estados da federação”.
PT indica Márcio Caniello
Enquanto esse grupo de servidores defende um nome de carreira, o Partido dos Trabalhadores (PT) já trabalha com a indicação do professor Márcio Caniello, dirigente estadual do partido e professor de Antropologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os servidores discordam, por entender que ele é uma figura do partido, não do órgão.
Um manifesto amplo, encabeçado pelo PT, na última segunda-feira (17), defende a nomeação de Caniello. “O meio ambiente da Paraíba é um patrimônio do povo brasileiro e nós, abaixo assinados, sentimonos na responsabilidade de defendê-lo apoiando um de nossos quadros mais preparados para assumir esse cargo de altíssima importância, o Professor Márcio Caniello, cuja trajetória ética, profissional e política nos dá a plena convicção de que haverá de enfrentar esse desafio com denodo, responsabilidade, disciplina e dedicação”, diz trecho do documento.
Ao todo, 51 entidades apoiam a nomeação de Caniello para o cargo, a exemplos da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza, Articulação do Semiárido Paraibano, Associação do Povo Indígena Tabajara, Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba e Núcleo de Justiça Animal da UFPB.
“Essas competências precisam ser efetivadas com presteza, competência e eficácia, já que nossos territórios encontram-se num quadro de severa degradação ambiental. Ocupações irregulares na zona costeira, desmatamentos sem critérios na Mata Atlântica, devastação da Caatinga provocando inúmeros núcleos de desertificação, pesca predatória e um vultoso tráfico de animais são uma pequena síntese da infinidade de problemas ambientais a serem enfrentados em nosso estado”, dizem.
O blog Agenda Política apurou que o PSB, partido do governador João Azevêdo e do deputado federal Gervásio Maia também tenta emplacar um nome. A decisão caberá à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e ao presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho.
Agenda Política