
A tradição centenária da reverência à Rainha do Mar será celebrada novamente em João Pessoa no próximo dia 8 de dezembro, com a realização da 59ª Festa de Iemanjá. O evento começa a partir das 17h, no Busto de Tamandaré, trazendo uma programação artística, cultural e religiosa que deve atrair milhares de fiéis, simpatizantes e visitantes.
Neste ano, a celebração conta com parceria do Ministério da Cultura, o que possibilitou ampliar o número de atrações e fortalecer o caráter cultural do evento. A festa é considerada uma das maiores homenagens públicas às religiões de matriz africana na Paraíba.
Tradição centenária
Os festejos dedicados a Iemanjá na Paraíba começaram há mais de 100 anos, inicialmente de forma clandestina, já que eram criminalizados e tratados como “feitiçaria” pela polícia. Somente a partir da década de 1960 as manifestações passaram a ocupar as ruas. Em 1966, os praticantes conquistaram liberdade para comemorar publicamente e reverenciar a Rainha do Mar.
Cortejo e rituais
Como tradição, o cortejo que marca a abertura simbólica da festa partirá do Palácio de Xangô Alafim, do Pai Gilberto, no bairro de Cruz das Armas, em direção ao Busto de Tamandaré. No local, será montado um templo para receber oferendas, orações e preces.
Programação completa da 59ª Festa de Iemanjá
17h – Abertura com os mestres de cerimônia no Busto de Tamandaré
17h15 – Apresentação do grupo de capoeira
17h45 – Grupo Coco Juremar
18h45 – Templo Religioso Aloya – liderança da Mãe Sarita (Pedro Régis – PB)
19h05 – Centro Espírita Mãe Iemanjá – liderança do Pai Geo (Alagoa Grande – PB)
19h30 – Abertura oficial com Mãe Penha de Iemanjá, presidente da FCAB-PB, seguida da queima de fogos ao som do Grupo Afoxé Oxum Pandá
20h35 – Chegada da grande caminhada do Palácio Xangô Alafim, liderado pelo Pai Gilberto
21h00 – Apresentação do Grupo Afoxé Oxum Pandá
22h00 – Maracatu Maracastelo
23h00 – Encerramento com o grupo Voz Nagô
A Festa de Iemanjá é um dos eventos culturais e religiosos mais tradicionais do estado e segue fortalecendo o legado das religiões afro-brasileiras, reunindo fé, música, dança, ancestralidade e diversidade à beira-mar.
O post 59ª Festa de Iemanjá leva programação religiosa e cultural ao Busto de Tamandaré; veja a programação apareceu primeiro em Polêmica Paraíba.

