Maílson da Nóbrega afirma que Haddad neutralizou ideias equivocadas do PT: ‘Qualquer alternativa é melhor do que a morte’; VÍDEO

Publicado por: Felipe Nunes em

Para o ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, os sinais positivos da economia nos primeiros seis meses do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se devem, em grande parte, ao desempenho do agronegócio brasileiro e a decisões corretas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que na avaliação dele conseguiu “neutralizar” ideias atrasadas de setores do Governo Federal.

Em entrevista ao blog Agenda Política, na última quarta-feira (05), por videoconferência, ele classificou a aprovação da reforma tributária, relatada pelo deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP), como “vitória para o Brasil” e elogiou o ministro Fernando Haddad, por segundo ele, conter equívocos defendidos pelo Partido dos Trabalhadores (PT), como o aumento desenfreado dos gastos públicos.

“A percepção era a de que iriam prevalecer as ideias da Gleisi Hoffmann e do Guido Mantega, dos mais ideológicos do PT, porque na cabeça do PT o que gera produtividade é gasto público, não é produtividade. Até cresce, mas depois dá errado, porque a demanda sobe a um ritmo superior ao da oferta, o que gera em desequilíbrio, resultando em inflação. Mas ele, Fernando Haddad, evitou tudo isso”, afirmou.

Ainda segundo Maílson da Nóbrega, há outros fatores que estão “salvando” a lavoura do Brasil: a safra agrícola, que foi maior do que se imaginava. “Isso significa que o país pode crescer mais do que se imaginava. A inflação pode crescer menos, e nos Estados Unidos o Banco Central fez uma pausa em sua trajetória de juros, o que gerou otimismo no mercado”, destacou.

Ataques ao Banco Central

Na avaliação de Mailson da Nóbrega, os ataques que o presidente Lula desferiu contra a independência do Banco Central foi uma “loucura” que atrasou a queda de juros no Brasil, crise que foi debelada, também, com a atuação do ministro da economia, Fernando Haddad. “Eu diria que há razões para essa mudança de ambiente, mas fica um problema de longo prazo: o Brasil não tem sustentação fiscal se for mantida essa rigidez orçamentária”, comentou.

Relações com a Paraíba

Ainda na entrevista concedida ao blog Agenda Política, Mailson da Nóbrega falou sobre a relação dele com a Paraíba e respondeu a questionamentos sobre possíveis contribuições através da política. Ele fez uma revelação: deu detalhes do convite que recebeu, do ex-presidente José Sarney para ser candidato à Câmara Federal pela Paraíba. (ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR).

Agenda Política

Share