Com o falecimento do senador José Maranhão em pleno exercício do mandato, em 08 de fevereiro de 2021, em decorrência da Covid-19, uma pergunta ficou em aberto na política da Paraíba: quem vai levar adiante o legado construído pelo ex-governador do estado ao longo de 60 anos de vida pública?
O luto, porém, impedia que essa pergunta fosse respondida. Familiares, amigos e milhões de paraibanos, consternados, ainda lutavam contra os efeitos agudos da pandemia. O sentimento era de que, apesar do vácuo na política estadual, essa questão política seria respondida mais adiante, com amadurecimento.
Dois anos depois, a filha do senador, que viveu de perto os mais desafiadores momentos da vida do pai, pode ser a ‘candidata’ a representar este legado político dele.
Filiada ao MDB, a médica Alice Maranhão foi consultada por uma liderança política de João Pessoa sobre a eventual disposição para disputar um cargo no ano que vem. Uma possível composição. A questão ainda não foi respondida, nem definida por ambas as partes. Está sendo amadurecida.
Pelo histórico que carrega, o sobrenome ‘Maranhão’ é cobiçado por pré-candidatos de 2024, e também por partidos políticos que visam fortalecer suas chapas no pleito do ano que vem.
Alice Maranhão acompanhou o pai no Hospital Villa Nova Star, em São Paulo, e compartilhou com a Paraíba o drama que viveu ao lado dele, na tentativa de salvá-lo. Guardou lições do patriarca até os últimos instantes, e pode querer levar essas experiências adiante. Aos 36 anos, Alice pode entrar no mundo da política, como fez o pai.
Agenda Política – Felipe Nunes